Recomendação de leitura: A transição energética que não conseguiu
- Guilherme Haygert

- 10 de abr.
- 2 min de leitura
O artigo de Richard Haass e Carolyn Kissane aborda um tema caro para o futuro da humanidade: a transição energética. Os autores argumentam que a ideia de que o mundo pode e vai substituir os combustíveis fósseis por energias renováveis chegou a um ponto crítico, onde as limitações da descrição da realidade se tornaram inegáveis.

Eles defendem que a transição energética não é apenas uma questão de substituir uma fonte de energia por outra, mas sim de entender que o consumo de energia continuará a aumentar num futuro próximo, com os combustíveis fósseis e as energias renováveis desempenhando um papel maior. Não é uma questão de um ou outro, mas sim de ambos.
Os autores também destacam que a ideia de "desfossilização" é imprecisa e levou alguns governos a adotar políticas caras e contraproducentes. Em vez disso, eles propõem que a transição energética deve ser entendida como um processo que envolve a mudança de uma forma de energia para outra, coincidindo com mudanças econômicas que criam demanda pela nova fonte de energia.
O artigo também aborda a questão das mudanças climáticas e a importância de alcançar emissões "líquidas zero" até 2050. No entanto, os autores argumentam que isso não está ocorrendo e que a transição energética não é apenas uma questão de eliminar os combustíveis fósseis, mas sim de entender que o consumo de energia continuará a aumentar.
O artigo de Richard Haass e Carolyn Kissane é uma leitura interessante e importante para entender o futuro da transição energética. Eles apresentam uma visão crítica e realista da situação, destacando que a transição energética não é apenas uma questão de substituir uma fonte de energia por outra, mas sim de entender que o consumo de energia continuará a aumentar num futuro próximo, com os combustíveis fósseis e as energias renováveis desempenhando um papel maior.
Recomendo a leitura deste artigo para todos aqueles que desejam entender melhor o futuro da transição energética e como podemos trabalhar em direção a um futuro mais sustentável.
Referência:



Comentários