top of page

O Hidrogênio Verde: Uma Nova Era para a Energia Sustentável

  • Foto do escritor: Guilherme Haygert
    Guilherme Haygert
  • 24 de out.
  • 3 min de leitura

Recentemente, a empresa australiana Enegix assinou uma parceria com o governo do Ceará para construir uma enorme planta para produção de hidrogênio verde. O projeto, conhecido como Base One, terá um investimento de US$ 5,4 bilhões e produzirá mais de 600 mil toneladas de hidrogênio verde por ano a partir de 3,4 GW de potência firme de fontes renováveis.

O Ceará foi escolhido devido ao Porto de Pecém ser uma das Zonas de Processamento de Exportação (ZPE) estratégicas para o país, além de ter uma grande capacidade instalada de eólicas e solares, tornando-o um hub ideal para plantas solares e eólicas.

Diagrama mostra sete processos de geração de hidrogênio: carvão, gás natural, eletrólise. Cores variam de marrom a amarelo.

O Mercado do Hidrogênio Verde

O hidrogênio verde é considerado uma prioridade na agenda sustentável da Europa e é previsto que o mercado global de hidrogênio verde atinja US$ 2,5 trilhões em 2050, substituindo o petróleo e o gás natural como principal recurso energético. A Alemanha está apostando no hidrogênio verde para descarbonificar sua indústria química, de cimento e siderúrgica.


No entanto, para produzir hidrogênio verde é necessária a produção de muita energia renovável, o que torna o Nordeste Brasileiro um local ideal para a produção de hidrogênio verde, pois é estimado que a Alemanha consiga atender apenas 11% da demanda interna de hidrogênio verde, sendo necessário comprar o restante de outros países.

Entendendo as Cores do Hidrogênio

O hidrogênio é anunciado em várias cores, dependendo da forma como é produzido. O hidrogênio verde é produzido por eletrolisadores alimentados por fontes renováveis, enquanto os hidrogênios com nomes de outras cores são produzidos por meio de energia fóssil ou nuclear. O hidrogênio verde é considerado a opção mais sustentável, pois requer apenas água e eletricidade, criando o hidrogênio por meio de eletrólise, sem liberação de gases, incluindo o CO2.

O Futuro do Hidrogênio Verde

O mercado de hidrogênio verde é promissor e é previsto que a geração mundial de hidrogênio verde se tornará 22 vezes maior até 2030, devido ao crescente uso de veículos movidos a hidrogênio e sistemas de armazenamento de energia. A demanda por hidrogênio para usuários industriais cresceu mais de três vezes desde 1975 e continua a aumentar.

A Agência Internacional de Energia (AIE) identificou quatro oportunidades de curto prazo para impulsionar o hidrogênio no caminho para seu uso limpo e generalizado:

  • Utilização dos portos industriais como centros nervosos para aumento do uso do hidrogênio limpo.

  • Construção de infraestrutura, como milhões de quilômetros de gasodutos de gás natural já existentes.

  • Expansão do hidrogênio no transporte através de frotas, cargas e corredores.

  • Lançamento das primeiras rotas de navegação internacional do comércio de hidrogênio.

Portanto, a sustentabilidade é uma importante referência para a inovação e uma relevante fonte de receita e de bons negócios, principalmente no futuro próximo, já que ter uma economia sustentável é um caminho inevitável. O momento é oportuno para explorar o potencial do hidrogênio como um protagonista para um futuro energético limpo, seguro e acessível.

Referências:

 


 
 
 

Comentários


bottom of page