A Importância da Adaptação às Novas Regulações ESG e Tecnologia para o Sucesso das Empresas
- Guilherme Haygert

- 9 de jun.
- 2 min de leitura
Introdução
O cenário atual das práticas de ESG (Environmental, Social and Governance) está passando por uma transformação significativa. Com a crescente conscientização sobre a importância da sustentabilidade e a responsabilidade corporativa, as empresas estão enfrentando novos desafios na comunicação com investidores e na integração de tecnologias avançadas para melhorar suas práticas de ESG.

Regulações ESG
As novas regulamentações de ESG, que se tornarão obrigatórias em 2026, estão incentivando as empresas a se adequarem antecipadamente. Segundo um estudo da Deloitte, 57% das empresas possuem comitê administrativo para iniciativas ESG, e a nova resolução da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) exige que, a partir de 2026, as empresas alinhem seus relatórios de sustentabilidade aos padrões globais do ISSB.
Tecnologia e Inteligência Artificial
A adoção de tecnologias avançadas, como a inteligência artificial (IA), é uma prioridade para as empresas. 83% das empresas acreditam que a IA pode ajudar nas demandas de Relações com Investidores (RI), como automação de relatórios e análise de dados. Atualmente, 17% das empresas já utilizam IA, e 35% planejam adotá-la no próximo ano.
Comunicação e Mídias Sociais
A comunicação inovadora é um desafio, com a crescente relevância dos investidores pessoa física. 84% das empresas concordam que as mídias sociais são uma fonte relevante de informação. A popularização dos finfluencers é vista como positiva por 37% das empresas, mas 82% acreditam que regulações mais rígidas são necessárias.
Estrutura da Área de RI (Relações com Investidores)
A área de RI é vista como fundamental para o crescimento sustentável e a maximização do valor das empresas. 76% das empresas têm uma área de RI estruturada, com 51% estruturadas nos últimos cinco anos. Os principais desafios incluem a incorporação de processos tecnológicos e comunicação inovadora.
Sustentabilidade e ESG
A relevância da pauta ESG para as organizações é refletida no orçamento destinado para estes temas em 2022 e deverá crescer em três de cada quatro empresas listadas pesquisadas pela Deloitte. A maioria das organizações entrevistadas divulgam relatórios de sustentabilidade (73%), sendo que 69% delas adotam matriz de materialidade para questões ambientais e sociais e 75% delas alinham sua estratégia aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Conclusão
A adaptação às novas regulamentações de ESG e a incorporação de tecnologias avançadas são importantes para o sucesso das empresas no cenário atual. A comunicação inovadora e a integração de informações ESG de forma eficiente e transparente são desafios que as empresas devem enfrentar para maximizar seu valor e contribuir para um futuro mais sustentável.
Referências
Deloitte: "2024 Sustainability Action Report" - Survey findings on ESG disclosure and preparedness.
Deloitte: "Pesquisa IBRI/Deloitte 2024" - Levantamento sobre como a comunicação, as novas regulações de ESG e a inteligência artificial podem influenciar o valor das empresas em 2024.
Links Recomendados



Comentários